Expedição Amazónia 2000

Um repórter da Janela na Web no coração de uma das últimas selvas virgens do planeta

De 26 de Agosto a 16 de Setembro, Alexandre Coutinho, webeditor das Viagens no Meu Planeta estará em plena selva amazónica, integrado numa expedição portuguesa composta por seis elementos (jornalistas, investigadores, professores e engenheiros), que vai partir em busca do misterioso Forte Príncipe da Beira, das lendas dos índios Macuxi e dos segredos de um dos principais afluentes do Rio Amazonas.

Uma expedição em três etapas...

Forte Príncipe da Beira - Na primeira fase, os membros da expedição partirão para os confins da Amazónia brasileira, nas margens do Rio Guaporé (na fronteira com a Bolívia), recorrendo a uma avioneta Cessna especialmente fretada para o efeito. Ali foi construído, no século XVII, o Forte Príncipe da Beira, uma das maiores fortificações militares construídas pelos portugueses no mundo. Que estratégia esteve na base da sua construção, decidida pelo Marquês de Pombal, receando uma invasão do Brasil pelos espanhóis? Como foram transportados os enormes blocos de granito vindos de Portugal através da selva? Que futuro está reservado para esta jóia da arquitectura castrense há tantos anos esquecida? São algumas das questões que a expedição procurará responder no seu regresso.

Porto Velho-Manaus - Ao longo de dez dias, a Expedição Amazónia 2000 vai descer o Rio Madeira num barco devidamente preparado e equipado. É uma viagem de cerca de 1200 quilómetros, num dos principais afluentes do Rio Amazonas, procurando compreender o papel vital que este curso de água desempenha na sobrevivência das populações da Amazónia profunda. Que riquezas encerram as suas águas? Quais as principais ameaças ambientais que o afectam? Como vivem os índios das suas margens? Temas "quentes" da actualidade que poderão ser debatidos com novos elementos recolhidos no terreno.

Indios Macuxi - Partindo de Boavista, no Estado de Roraíma, num veículo 4X4, a equipa de exploradores portugueses vai partilhar a vida quotidiana de uma aldeia de índios Macuxi em plena Amazónia, com o objectivo de fazer uma recolha das suas lendas. Como conseguem conciliar as suas práticas ancestrais com o apelo irresistível da modernidade? Que riscos enfrentam? Como poderão sobreviver no futuro sem perder a sua identidade? Respostas que serão devidamente recolhidas e documentadas para posterior análise e divulgação.

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal
Expedição Seguinte