Vinton Cerf : As respostas não publicadas


Uma guerra nos «media»?


EXPRESSO -- Qual é o seu vatícinio sobre a presente "guerra" entre o "PC gordo" e o "PC magro" para a Net?

VINTON CERF -- Sinceramente, penso que é, em grande medida, uma "guerra" nos media, não algo de real. Creio que há lugar para ambos, quer para o tradicional (!) PC, que se tornou em algo tão versátil e portátil, bem como para o NetPC, ou, como eu prefiro pensar, para "aparelhos com capacidade Internet". Para muitas aplicações, talvez seja atractivo ter uma aparelho que está sempre "ligado" e pronto para prestar serviço. A WebTV é um produto que tem um pouco este carácter - não é preciso esperar que o Windows 95 abra, etc.. Tenho a expectativa que cada vez mais aparelhos serão fabricados incluindo capacidade de ligação à Net. Creio que os videos serão programáveis interagindo com páginas da Web, por exemplo. Os relójios podem muito bem ser automaticamente despertados através da rede. No fundo, teremos um "exército" de aparelhos com capacidade Internet, incluindo os PC.


Onde está Vinton agora metido


EXP. -- Em que projecto está, agora, na MCI, a trabalhar?

V.C. -- Estou metido a fundo na integração da rede de telefone tradicional da MCI com a Internet. Chamamos a isto a "arquitectura VAULT", e penso seriamente que ela vai alterar radicalmente a forma como ofereceremos serviços de telecomunicações aos nossos clientes. Vamos produzir um produto que é o cruzamento típico dos serviços de telecomunicações convencionais com os baseados na Internet. Por exemplo, você poderá passar a enviar faxes para a sua caixa de correio multimedia, a receber correio de voz nela. Você poderá fazer chamadas pela Net, receberá ou enviará facturas e pagamentos electrónicos com essa tecnologia. É algo de muito excitante este trabalho, pode crer.


JAVA um primeiro passo


EXP. - Pensa que a linguagem Java será a nova plataforma standard para a próxima década ou é apenas um passo na direcção certa, como já comentou Nicholas Nagroponte?

V.C. - É difícil de dizer. Há muita algazarra em torno da Java, mas, também, é um facto que é uma linguagem muito útil. Tlavez concorde com o Negroponte, pois ela ainda não responde a tudo o que necessitamos de fazer (como, por exemplo, a gestão das bases de dados).


Net - A mãe de todas as comunicações


EXP. - E pensa que as intranets serão a aplicação mortal para o final dos anos 90, serão mais importantes do que a Internet para os negócios?

V.C. - As intranets são importantes, mas acabarão por se interconectar, por fim, através da Net. Quanto a mim, no final, a Internet pública transformar--se-á numa grande infraestrutura pública para todas as formas de comunicação.



NOTA: Estas perguntas e respostas não foram publicadas no EXPRESSO, por falta de espaço.