Universidade Virtual

Aulas de SAP na Web

Jorge Nascimento Rodrigues
em Filadelfia
com apoio da Price Waterhouse


Já é possível a visualização de uma demonstração, a inscrição, o pagamento electrónico (com segurança) e o posterior «download» dos módulos de um programa via Internet de formação à distância no software alemão SAP (utilizado complementarmente nos processos de reengenharia empresarial) a partir de um «site» na Web do projecto de "Universidade Virtual - A Alternativa Inteligente" da Price Waterhouse (PW) emitido a partir de Filadélfia, nos Estados Unidos (ver em www.gtc.pw.com), a cujos testes finais assistimos.

O programa PW Global Training Net originalmente em inglês e já disponível em espanhol, tem outras traduções em curso (para o alemão, francês e japonês) e está recheado de recursos multimedia e de componentes de inteligência artificial que permitem a personalização, uma gestão inteligente do correio electrónico e a segurança nos pagamentos através de cartão de crédito (por ora só com American Express).

O «site» disponibiliza "links" para a própria firma SAP e tem em preparação ligações para o Gartner Group Learning, com quem a PW tem colaborado na área da formação à distância, e para a editora McGraw-Hill que, em breve, disponibilizará excertos de obras publicadas sobre o software SAP por aquele editora. Está ainda em linha um forum de discussão e em breve o «site» terá "espelhos" próprios em outras partes do mundo, na Alemanha, em Singapura e na Austrália.

Trata-se do primeiro pacote de formação que o Centro de Formação Internacional da PW (Global Training Centre) sediado em Filadélfia vai lançar na Net, a partir dos módulos de formação em SAP que têm servido de curriculo à própria formação presencial no Centro de mais de 2500 alunos por ano.

Estas aulas na Web baseiam-se, também, na experiência de formação em SAP baseada em CD-ROM que a PW lançou no ano passado com o referido Gartner Group.

O Centro da PW prevê, posteriormente, a extensão da formação à distância a outros programas e áreas da firma, bem como a implementação de um Sistema de Ensino Universitário em cooperação com a Universidade do Texas. A fiabilidade do modelo via Net poderá levar a PW a oferecer, a partir do próximo ano, a sua Universidade Virtual como um "canal" para programas de outras firmas que queiram adjudicar em «outsourcing» a formação dos seus quadros. A Microsoft poderá ser um dos casos em carteira.

A opção pela Internet, explica-nos Marco Parillo (Marco_Parillo@notes.pw.com), responsável pela infraestrutura técnica do Global Training Centre e da Universidade Virtual da PW, vem "na sequência do desenvolvimento de uma estratégia de formação individual apoiada em PC com recursos multimedia, que possa reduzir os nossos custos de formação no próprio Centro - que em dois anos passou de meio andar para três andares - e o dispêndio de tempo por parte dos formandos vindos de todas as partes do mundo para Filadelfia durante cinco semanas".

Ainda que a formação presencial e o convívio entre formandos no Centro em Filadélfia não sejam abolidos, pois "continuam a ser indispensáveis sobretudo na última semana do curso", a restante formação inicial pode ser feita individualmente com qualidade e garantia de total interactividade com os formadores do Centro e com outros formandos.

A decisão de avançar com este primeiro programa em torno do SAP prende-se ao facto do curso desenhado por este Centro da PW ser considerado o melhor pela própria firma de software alemã. A vantagem deste curso tira, também, proveito da PW ter já uma larga experiência no terreno empresarial de implantação de soluções daquele tipo. Nalguns módulos, o figurino de formação concebido neste Global Training Centre da PW é inclusive considerado "muito à frente" em relação à própria SAP, como sucede com o módulo de formação na área de recursos humanos.