Sites anti-chefe

Mybosssucks | Officesteria | Oftheboss

Os maus gestores já não têm esconderijo possível: já existem "sites" no ciberespaço dedicados à crítica e denúncia de patrões autoritários e chefes ditadores.

Se o cibernauta digitar no "browser" www.mybosssucks.com, entra numa das mais emblemáticas esquinas "anti-chefe" da Web. Com um "design" simples, mas colorido e agradável, este "site" revela-se muito completo, funcional e divertido.

Assim, para aqueles empregados que se sentem oprimidos e querem dar a conhecer o alegado sofrimento laboral infligido pelos seus chefes, tudo o que têm a fazer é colocar a denúncia no formulário existente na secção "Stories".

Embora tenha sido criado nos Estados Unidos, este "site" já adquiriu dimensão internacional. Ao clicarmos na secção "Bad Bosses" é possível visualizar as várias queixas e denúncias de vários empregados dos quatro cantos do mundo. Até ao momento, não continha nenhuma proveniente de Portugal.

Uma característica interessante do www.mybosssucks.com é a eleição do pior chefe do mês, a qual é realizada com base nas votações da equipa que gere o "site" e dos cibernautas que o visitam. Também é possível participar num forúm "on-line" ou aceder a modelos de cartas de despedimento, concebidos de acordo com o objectivo do empregado resignatário: humilhar, enfurecer ou gozar o seu antigo superior.

Outra funcionalidade muito útil e divertida é a "Excuses", que contém as mais variadas desculpas, justificações e argumentos para diversas situações: faltas ao trabalho, atrasos, almoços demorados (porventura, um facto muito frequente na realidade portuguesa), entradas tardias e saídas prematuras do emprego, por exemplo.

Por outro lado, se tiver alguma dúvida ou precisar alguma orientação para lidar com o seu chefe belicoso, é só clicar na secção "Ask Flo" e enviar um "e-mail" a Flo, uma gestora pessoal de carreira especializada nestas questões.

Entretanto, se estiver a visualizar o site e o seu chefe aparecer repentinamente no seu local de trabalho, clique rapidamente no botão "Boss Alert" situado no canto superior direito do ecrã e imediatamente abre-se uma nova janela que cobre a do www.mybosssucks.com, contendo informação sobre cursos de Internet da Netscape.

Apesar de não poder ser utilizada ao mercado de trabalho português, este "site" ainda contém outra funcionalidade digna de destaque, que é a possibilidade de recorrer a um serviço jurídico-legal de identificação e comprovação de ex-chefes que prejudiquem o trabalhador que procura emprego, através do "black balling". Isto é, o anterior patrão impede que o candidato arranje novo trabalho ao providenciar más referências sobre o desempenho profissional do seu ex-empregado à potencial entidade empregadora.

Outro "site" onde é possível libertar o "stress" causado pela opressão patronal é o www.officesteria.com, que permite ao cibernauta aceder a um jogo de "kickboxing" contra o patrão. Se digitarmos www.offtheboss.com encontramos mais duas ferramentas de gestão do "stress" no local de trabalho: colocar o chefe num triturador de lixo ou num poço de lava incandescendente.

Página Anterior
Topo da Página
Canal Temático
Página Principal