A Organização Empresarial
do Século XXI


SugestõesO projecto "Organização Empresarial do século XXI" é uma colectânea de textos sobre autores e livros recentes, em língua portuguesa ou estrangeira, que permitam ao leitor identificar algumas tendências emergentes sobre o tipo de organizações empresariais que, nesta ponta final do século XX, se mostram mais adequadas a enfrentar o actual período de mudança e que poderão ser os protótipos que vingarão nas primeiras décadas do século seguinte.

Tal como o anterior projecto "50 Anos da Gestão", este trabalho está em permanente "construção", receptivo às contribuições dos leitores Web.



VistoAvaliação do Capital Intelectual das empresas e nações.  (2005)

Visto
Os temporários de ouro. Os CEO aguentam-se cada vez menos tempo à frente das empresas, tal como os políticos nos governos, diz um estudo mundial da Booz Allen Hamilton. A Europa é onde a rotatividade é maior.  (2005)

VistoCEOs vão deixar de ter rédea solta. Abusos na gestão de topo criam novas regras no Top Management.  (2003)

VistoSumantra Ghoshal fala da nova fase do management e do seu Manifesto para uma Nova Gestão. Depois da reengenharia e da consolidação, a empresa dos 3P.

VistoMIT lança Manual de Processos em plataforma Web. Para os operacionais da «ferrugem», o software que faltava para a gestão inteligente da reengenharia de processos.

VistoJohn Hendersen contesta ideias comuns sobre a
empresa virtual. Coloca os pontos nos ii sobre o que é organizar negócios virtualmente e critica a proposta de «hollow corporation», completamente oca, com tudo em subcontratação. Apresentação do tema por Jorge Nascimento Rodrigues com entrevista ao autor.

VistoVem aí o
«QI» das empresas. (Um projecto dirigido por William E. Halal).

VistoOs
modelos de organização para o século XXI (segundo Tom Malone do MIT).

Visto
A arte do camaleão. (A propósito do livro de Bruno Lemaire sobre as empresas de "quarto tipo").

visto
O senhor Criatividade apresenta-se. (John Kao sobre a inovação e a sua obra Jamming).

visto A Organização que aprende permanentemente: Peter Senge em
entrevista exclusiva e Bryan Smith sobre a Learning Organization .

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal