Do outro lado do espelho da Genómica

The Loka Institute divulga estudo de Richard Haynes contra a ideologia
da manipulação genética germinal
The Politics of Genettically Engineered Humans (Maio 2000)

Jorge Nascimento Rodrigues com Richard Haynes

Versão reduzida no Expresso

 Obras a favor | Obras contra | Sites a favor | Sites contra 

A Humanidade está à beira do passo mais decisivo da sua história científica e tecnológica até à data - a capacidade de manipulação directa dos próprios genes. Esta fronteira começou a ser atravessada nos últimos cinco anos, desde que progrediram as tecnologias de embrionagem e «clonagem» e de sequênciação do genoma dos primeiros seres vivos (no caso, em 1995, a primeira sequênciação de um genoma de uma bactéria que causa a meningite), e ultimamente da espécie humana com o Projecto do Genome Humano.

«Este acontecimento irá desestabilizar a identidade e a função biológicas dos humanos», refere-nos Richard Haynes, coordenador da Iniciativa Exploratória sobre as Novas Tecnologias Genéticas Humanas (Exploratory Initiative of the New Human Genetic Technologies), a funcionar a partir de São Francisco (na simbólica Green Street), na Califórnia.

 Contacto da Iniciativa 

«Algumas destas tecnologias são benignas e trazem um imenso potencial na prevenção da doença e no combate ao sofrimento humano. São designadas por 'somáticas', pois actuam sobre os genes de seres humanos. Mas outras pretendem actuar sobre os genes dos próprios embriões, ou dos ovos ou do esperma. São designadas de 'germinais' e aproximam a fronteira da investigação do mito eugenista, socialmente inaceitável», conclui Haynes, que acaba de divulgar um documento de crítica à «Política de Manipulação Genética Humana» (The Politics of Genetically Engineered Humans) através da rede mundial do The Loka Institute (na Web em www.loka.org).

 Pedidos do documento 

Capa do livro Remaking Eden: How Cloning and Beyond Will Change the Human Family Haynes fala do nascimento de uma «nova ideologia» baseada num optimismo tecnológico que tem granjeado crescente apoio entre alguma comunidade científica e intelectual. Desde que Lee Silver, um biólogo molecular, lançou em 1997 o sugestivo Remaking Eden: How Cloning and Beyond Will Change the Human Family (compra do livro em paperback), que se têm multiplicado vozes «optimistas», como a do Nobel James Watson, o descobridor da estrutura do ADN, ou do economista Lester Thurow na sua mais recente obra (Creating Wealth comentada aqui na Janela na Web) ou de Francis Fukuyama que já fala de «uma história pós-humana» no horizonte.

Haynes é profundamente crítico deste coro e refere as próprias palavras de Silver que antevê um futuro de novas divisões sociais com os «geneticamente ricos» de um lado - talvez 10% da população, possuidores de genes sintéticos potenciadores do que hoje chamamos de vantagem competitiva no mercado - e os «primitivos», «naturalistas», pobretanos, do outro.

REFERÊNCIAS DE APROFUNDAMENTO DO TEMA
Obras a favor
  • Lee Silver, Remaking Eden (1997 e paperback em 1998) (compra do livro)
    Tradução em português com o título «De Volta ao Eden», pela Editora Mercuryo (São Paulo - Brasil), com apresentação de professores da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)
  • Gregory Stock, John Campbel e James Watson, Engineering the Human Germline (Fevereiro 2000) (compra do livro)
  • Francis Fukuyama, Second Thoughts: The Last Man in a Bottle, publicado no The National Interest, Summer 1999


  • Obras contra
  • Lori Andrews, The Clone Age, (1999 e paperback em Maio 2000) (compra do livro)


  • Sites a favor
  • UCLA Program on Medicine, Technology and Society, dirigido por Gregory Stock em http://research.mednet.ucla.edu/pmts/germline


  • Sites contra
  • Council for Responsible Genetics, em Cambridge, EUA, em www.gene-watch.org
  • Campaign Against Human Genetic Engineering, Reino Unido, em www.users.globalnet.co.uk/~cahge
  • Genetic Engineering and its Dangers, dirigido por Ron Epstein da San Francisco State University, em http://online.sfsu.edu/~rone/gedanger.htm
  • Página Anterior
    Canal Temático
    Topo da Página
    Página Principal