Importar a 'Lean Construction'

Jovem doutorando em Berkeley quer trazer para Portugal a metodologia da construção 'magra'

Jorge Nascimento Rodrigues encontrou-se com Nuno Gil, Prémio Edgar Cardoso em Portugal, há dois anos na equipa de Iris Tommelein, na Universidade da Califórnia em Berkeley

Nuno Gil Um jovem português está a doutorar-se em Berkeley nesta nova área da 'construção sem gordura'. A sua meta é poder trazer para Portugal a nova metodologia. O projecto de investigação em que Nuno Gil está envolvido durará ainda mais três anos e envolve a construção de um modelo de coordenação de parceiros na gestão do projecto desde a concepção à construção, que conta com a participação de uma empresa norte-americana do sector, a IDC-Industrial Design Corporation.

Trata-se de uma das linhas de pesquisa dirigidas por Iris Tommelein, a líder de um Programa nesta área que está a ser levado a cabo no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade da Califórnia em Berkeley e com o apoio do Lean Construction Institute.

A atracção de Nuno Gil pela 'construção sem gordura' veio-lhe da «frustrante» experiência no terreno em Portugal, depois de se ter licenciado em 1992, tendo sido então o melhor aluno do curso de engenharia civil e tendo ganho o Prémio Edgar Cardoso. «Chocou-me a particular falta de comunicação e coordenação entre as diferentes especialidades na indústria da construção», refere-nos. À procura de um outro rumo foi para a Bélgica onde fez um mestrado em conservação do património edificado, o que o levou a apercerber-se «da importância crucial da interdisciplinaridade».

Com a opção por um doutoramento no horizonte e uma bolsa do programa Praxis, o jovem engenheiro civil procurou nos Estados Unidos a universidade mais avançada na área. «Berkeley perfigurou-se como o 'campus' com o melhor Departamento de Engenharia Civil e à minha chegada logo deparei com a investigação feita pela equipa de Tommelein em que felizmente me consegui inserir», refere, com satisfação, este jovem de 31 anos, há dois anos na Califórnia, e que, finalmente, consegue este ano trazer a família para junto de si.