Livros no prelo
e anteriores best-sellers


Livro Fifth Discipline O primeiro Manifesto do movimento da "aprendizagem organizacional" foi lançado por Peter Senge em 1990 no seu livro The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization, editado pela Currency Dpubleday nos EUA.

A obra era basicamente "filosófica" e um pouco "dura" de entender, o que criou a necessidade de algo mais "prático", em que se explicasse o "como" para o comum dos gestores. Daí nasceu a ideia do Livro Fieldbook volumoso (593 páginas) The Fifth Discipline
Fieldbook: Strategies and Tools for Building a Learning Organization, lançado na mesma editora em 1994 (capa na foto), que envolveu, para além de Peter Senge e Bryan Smith, Art Kleiner (um escritor e jornalista nova-iorquino), Charlotte Roberts (também da Innovation Associates) e Richard Ross (um consultor californiano).

O êxito de vendas já levou a mesma equipa a preparar um segundo livro do género do Fieldbook, em que o enfoque está centrado em como manter "sustentadamente" uma organização deste tipo e que táticas usar para que ela consiga ter "impacto" na realidade envolvente.

O Fieldbook II é esperado para 1998, bem como o primeiro Filedbook for Education, um manual específico que aplique os mesmos conceitos e metodologia à area do ensino formal, que irá contar com um bom arsenal de ferramentas e muitos exemplos.