A Web está a revolucionar a Educação de Quadros

Don Norman envolve-se num projecto de Universidade empresarial à distância lançado pela UNEXT.com

O que é que pode levar um californiano empedernido, de 63 anos, a largar a sua vida no Pacífico, a vender a sua casa em pleno Silicon Valley, e ir para os arredores de Chicago, perto do Lago Michigão? «Uma proposta irrecusável», diz-nos Donald Norman. Não no sentido mercantil em que o leitor já está a pensar. Mas em termos de desafio estratégico.

«Esta é uma oportunidade única. Estamos a viver um período em que assistimos a uma das maiores revoluções ocorridas na Educação. A possibilidade de um Ensino à escala mundial baseado na ubiquidade da Internet está diante de nós. Pela primeira vez, na História, gente de todas as partes do mundo terá a oportunidade de aprender com os melhores peritos em cada área, sem ter de se levantar de onde está, seja em casa ou no emprego. Vivemos um tempo em que há a oportunidade única de criar um ambiente de Ensino centrado na aprendizagem para toda a vida», prossegue o nosso interlocutor ao justificar a sua entrada de alma e coração no projecto da UNEXT.com, uma empresa pioneira no ensino à distância dirigido a quadros de empresa, em regime intra ou individual.

A UNEXT.com (na Web exactamente em www.unext.com) foi criada em Dezembro de 1997 e este ano resolveu lançar uma divisão especial, a UNEXT Learning Systems, para cuja presidência convidou Don Norman, pelo seu pensamento revolucionário em matéria de futuro da Web e da computação e pela sua competência em ciências cognitivas.

Para dar o tiro de partida, a empresa organizou um primeiro consórcio com quatro das mais prestigiadas universidades nas áreas da gestão de empresas, que finalizou no passado mês, envolvendo a Columbia Business School (do Estado de Nova Iorque), a própria Universidade de Chicago, a Universidade de Stanford, no Silicon Valley, e a London School of Economics and Political Science, em Londres. Com o suporte pedagógico e académico destas 'catedrais' do ensino, a UNEXT vai lançar, a partir do final deste ano, uma linha de cursos integralmente à distância que procurará acreditar-se ao nível de MBA, sob a designação de 'Cardean' (em homenagem a uma deusa romana). O primeiro curso será na área de Finanças este Inverno. Seguir-se-ão as áreas de marketing, desenvolvimento organizacional e negócios internacionais.

O Conselho Científico do projecto é de luxo. Nada menos do que 3 Prémios Nobel da Economia, Kenneth Arrow (1972), Merton Miller (1990) e Gary Becker (1992), a que se junta Jack Gould, ex-reitor da Graduate School of Business da Universidade de Chicago. Em particular Becker é o ideólogo da «Nova Era do Capital Humano».

 Veja aqui o que escreveu Becker e onde poderá fazer a 'descarga' 
de alguns dos seus trabalhos teóricos sobre o Capital Humano

Os cursos da UNEXT.com começarão por estar abertos apenas a empresas, mas poderão vir a ser disponibilizados para candidaturas individuais. O ambiente de ensino será baseado na solução tecnológica da Lotus, o 'Lotus Learning Space', um software para aprendizagem organizacional, baseado nas potencialidades da Internet e da Web, disponível 24 horas para os formandos, via «intranets» (plataformas internas a empresas) ou pela própria rede mundial.

As 4 Universidades do Consórcio
Columbia Business School | University of Chicago
 Stanford University | London School of Economics 

As Soluções da Lotus

  • Learning Space
  • Dicas de Investigação

  • Em que pé está o desenvolvimento do mercado das próprias Universidades internas a Empresas - veja os surveys da Corporate University Xchange de Nova Iorque
  • Página Anterior
    Canal Temático
    Topo da Página
    Página Principal