Ficha 12
O Fenómeno Tom Peters


O profeta do caos (revisitado) por Stuart Crainer

por Jorge Nascimento Rodrigues


Foi há dez anos que Tom Peters publicou Thriving on Chaos: Handbook for a Management Revolution (editado pela Alfred Knopf, de Nova Iorque). A este livro provocatório se deve a moda, mais tarde, de falar do "caos" como uma situação do dia-a-dia a ser enfrentada pelos gestores.

Uma vez mais, tal como anteriormente o fizera com a "excelência" (recorde-se o seu livro com Bob Waterman, In Search of Excellence, publicado em 1982, que faz agora 15 anos), Tom Peters antecipava uma nova tendência - a "gestão da mudança", que se revelaria uma "ferramenta" para a década.

"Peters demonstrava uma vez mais a sua intuição para ser antena de tendências emergentes. Thriving on Chaos marcou a agenda futura. Fê-lo de um modo desorganizado, muito ao estilo dele, mas fê-lo de qualquer modo", escreve Stuart Crainer, o jornalista inglês que publicou recentemente na Capstone, em Londres, a primeira biografia sobre o guru mais caro do mundo, a quem se deve a invenção da própria "indústria" dos gurus e o «boom» da popularização da literatura de gestão desde meados dos anos 80.

Contudo, o mundo empresarial começaria por «interpretar» Thriving on Chaos de acordo com a pressão do «downsizing», o que Peters muito deplorou, pois esperava lançar com ele uma revolução (a que aspirava o pós-título: Manual para uma Revolução).

Crainer em Corporate Man to Corporate Skunk-The Tom Peters Phenomenon, A Biography (ainda não disponível na Amazon.com) descreve as várias facetas de Tom Peters, de típico consultor nova-iorquino enfatuado da McKinsey a guru nos píncaros da fama, até aos dias de hoje, vivendo numa quinta em Vermont e com escritórios em Palo Alto (The Tom Peters Group) no Silicon Valley, em que a sua actividade literária parece ter perdido algum brilho.

Um resumo do livro de Stuart Crainer é publicado na edição de Outubro da Executive Digest e pode ser aqui consultado.

Peters lançou em Outubro de 1997 na Knopf, mais um livro Circle of Innovation: You can't shrink your way to greatness.


LEIA AINDA: