Salvador, o Consultor


A Jantarada - II

     Na semana passada contei-vos como (e porquê) o Salvador decidira aceitar o convite para um jantar muito especial.
     Tratava-se de uma alegre patuscada que reunia, todos os anos por esta altura, os sócios de um estranho clube de gestores portugueses refractários às Novas Tecnologias.
      "Das NOVAS, só aceitamos as OVAS!" era a ideia transmitida na convocatória que o Salvador me deu para a mão. Referiam-se à ovas de pescada que uma tal D. Arminda, a cozinheira, fazia como ninguém e, pelos vistos, o Salvador nunca perdia esse petisco!
     Bem... depois de ler uma coisa assim, também eu quis assistir a um desses espantosos jantares em que, pelos vistos, as ovas de pescada eram o atractivo principal! E, nessa noite, predisposto a ouvir algumas barbaridades (como preço - que me pareceu aceitável - a pagar para conhecer esse grupo de simpáticos barrigudos), lá fui com o nosso amigo até ao restaurante.
     Apesar de termos chegado antes da hora marcada, havia já grande algazarra na sala, onde uma vintena de convivas, animados pelo whisky ("VELHO, pois aqui tudo o que é NOVO é proibido" - explicaram-me), fazia, de vez em quando, saúdes às "velhas tecnologias" entrecortados por um estranho brado, bem sincopado, à laia de hino da Associação:
     "A-E-I-O-U! A-E-I-O-U!".
     E, uma vez por outra, lá vinham, evidentemente, uns berros de "Morram as Novas Tecnologias!".
     Levei aquilo para a paródia, aprendi uma boa quantidade de anedotas, e saboreei as maravilhosas ovas de pescada da D. Arminda...
     No fim, depois de muitos "vivas!" e "morras!", chegou a hora dos discursos. E tenho de reconhecer que o Dr. Diospiro, o Chefe daquilo, era muito convincente a enumerar os perigos de coisas como o e-mail, os vírus e a Internet, em relação aos quais estava bem informado!
     No fim de tudo, com calma e tempo, o Salvador resolveu apresentar-me ao incrível doutor:
     - Temos então aqui dois "infiltrados" em vez de um! - riu-se o cavalheiro dando-me uma amigável palmadinha na barriga. - Seja bem-vindo ao jantar anual da Associação dos Inimigos da Internet e Outras Utopias!
     Achei piada ao nome, tentei ver se as iniciais correspondiam a alguma coisa, e comentei:
     - Por pouco era o tal AEIOU que vocês gritavam...
     - É exactamente essa a ideia! - foi a incrível resposta.
     Perante o meu ar interrogativo explicou, displicentemente, enquanto trincava mais um croquete:
     - Você não está a ver bem: Associação dos Enimigos...



DESTAQUES POSSIVEIS

O Dr. Diospiro era muito convincente a enumerar os perigos Da Internet...
***
Uma vintena de convivas bradava: "A-E-I-O-U! A-E-I-O-U!".
***
Aprendi uma boa quantidade de anedotas e saboreei as maravilhosas ovas de pescada da D. Arminda.

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal
Página Seguinte