Colaborações no Diário Digital


Jô Soares por Jô Soares, prefiro o outro!

TODA A GENTE já ouviu anedotas do «31», o soldado tosco e ingénuo a quem sucede tudo e mais alguma coisa. Pois eu, quando fiz a tropa, vi-me presenteado, precisamente, com esse número - e de vez em quando lá aparecia algum camarada a brincar amigavelmente com isso.

Mais tarde, em Macau, houve um chinês que perguntou o meu nome e o quis anotar. Ora, quando ele soube que «ribeiro» significava «rio pequeno», foi assim que passou a referir-se a mim nos seus escritos - em mandarim ou em cantonês, nunca o vim a saber.

*

EMBORA nesses dois casos não tenha havido maldade, lembrei-me deles a propósito do facto de as pessoas terem direito a serem tratadas pelo seu nome.

No caso da Casa Pia, por exemplo, a comunicação social refere-se aos arguidos (e muito bem) pelo seu nome próprio e apelido. Mas faz uma excepção: Carlos Silvino é, quase sempre, apenas referido por Bibi - o que está mal, a menos que se passem a referir todos outros pelas alcunhas que possivelmente também têm.

Da mesma forma quando, em Portugal (especialmente na luta política), alguém quer atacar outra pessoa, recorre com frequência a brincadeiras e trocadilhos fáceis (e por vezes de mau-gosto), pois são inúmeros os que a tal se prestam: Durão, Portas, Ferro, Estrela, Jardim, Preto...

*

TUDO ISTO me veio à mente a propósito do facto de o Dr. João Soares, um dia destes, se ter referido ao Dr. Santana Lopes como «o senhor Lopes».

Claro que o actual Primeiro Ministro é um «senhor» que se chama «Lopes» mas, como é evidente, não houve qualquer ingenuidade nessa atitude - um acinte inconsequente com laivos de garotice que diz muito mais sobre quem a ele recorre do que sobre o seu alvo.

De qualquer forma, se eu estiver a ser injusto, o senhor Soares que me desculpe.

NOTA - Por redução ao absurdo: alguém se lembraria de se referir à rainha D. Maria II (ou a Maria de Belém ou a Maria Barroso...) como «a senhora Maria»?


Publicado no "Diário Digital" em 1 Setembro 2004

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal
Página Seguinte