Carta(s) Branca(s)


Co' a mosca?

1 - REDACÇÃO: «As moscas. As moscas são muito porcas porque gostam muito de porcaria. É preciso estar sempre a enxotá-las com a mão, com um trapo ou com insecticida. Quando poisam nas vacas, elas enxotam-nas com os rabos, que são compridos e em forma de espanador. Como não sei mais nada acerca de moscas vou falar de vacas.

As vacas são muito boas para nós porque nos dão carne e leite. Com a carne fazem-se bifes, e com o leite faz-se manteiga, queijo e doces. Os bois não são tão bons como as vacas porque só dão carne, mas cada um dá o que pode. Como não sei mais nada acerca de vacas vou falar de carne.

Eu gosto muito de carne, se for tenra. Quando é dura, o melhor é picá-la e fazer hambúrgueres. A carne tem proteínas que nos ajudam a crescer mas tem de ser guardada no frigorífico por causa das moscas. Como não sei mais nada acerca de carne vou falar de moscas.

Mas como já falei de moscas esta redacção chegou ao FIM».

2 - APONTAMENTOS de um militante incumbido de fazer um discurso de campanha eleitoral para as «europeias»:

«A Europa é muito importante para nós. Como não sei mais nada acerca da Europa vou falar de...».

Qualquer português é capaz de completar este texto com algo que tenha lógica - bastará que recorde algumas das intervenções feitas durante a referida campanha, no decorrer da qual pouco ou nada se falou da Europa. A criancinha autora da redacção bem poderia comentar: «Depois queixam-se por ficarem cada vez mais às moscas!».

PS: Mas os portugueses até se interessam muito por assuntos europeus. Veja-se como se mobilizaram para o Euro-2004!


Publicado no "EXPRESSO" - "Carta Branca", em 19 Junho 2004

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal
Página Seguinte