Cartas para a Imprensa


Código de geometria variável

Já todos lemos histórias de perseguições policiais nos E.U.A. em que os bandidos procuram fugir de um Estado para outro porque as leis, muitas vezes, são diferentes - e o caso da pena-de-morte é paradigmático.

Por cá, também temos bizarrias dessas pois, pelo menos no que toca ao Código da Estrada, a lei parece variar de terra para terra:

Por exemplo, enquanto em Faro já por mais do que uma vez a PSP multou peões por atravessarem fora das passadeiras (!), em Lisboa reina o mais completo regabofe no que toca a estacionamento.

Mas há um outro caso muito curioso - é o de Lagos:

Nessa cidade algarvia, a Câmara Municipal disponibiliza centenas (ou mesmo milhares) de lugares de estacionamento gratuitos, muitos deles a dois passos do centro. Face a tanta generosidade, muitos automobilistas reagem colocando os carros nos passeios ou como se vê na imagem. (Note-se o saboroso pormenor do jipe, cujo dono até mandou fazer duas rampazinhas em cimento para vencer os 10 centímetros do passeio!).

Perante isso, o que faz a autoridade, que por ali passa várias vezes por dia? Bem... talvez por ser uma zona balnear... nada!


Publicado no "Público-Local" de 3 Maio 2006

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal
Página Seguinte