XRP: As Novas Aplicações B2B

Jorge Nascimento Rodrigues ouve Evan Schwartz

Dois exemplos
 Ultraprise | Celarix 

Um novo conceito estratégico está a emergir no meio do "boom" de criação de plataformas de B2B (comércio electrónico entre empresas) - o XRP, acrónimo para a expressão inglesa "extraprise resource planning", que nasceu de uma pequenina manipulação das cinco primeiras letras no muito conhecido ERP, ou "enterprise resource planning", que deu origem a um negócio multi-bilionário, em que marcas como a SAP fizeram a sua fama e proveito antes do terramoto trazido pela Web.

"Enquanto os ERP tinham por objectivo tornar cada empresa internamente eficiente, as aplicações de XRP pretendem tornar eficientes as relações entre as empresas, relações híbridas - digitais e físicas - que se estão a desenvolver agora num novo quadro de comércio electrónico", refere-nos Evan I. Schwartz, o conhecido autor de Webonomics e Digital Darwinism, dois "best-sellers" sobre a Nova Economia.

 Traduções em português publicadas no Brasil pela Makron dos dois livros 

"A ideia é desenvolver e colocar no terreno aplicações que incluam novas formas de ligar empresas completamente diferentes como se fossem parte de uma só teia, de uma mesma rede de negócios, de uma mesma comunidade empresarial", prossegue Schwartz. Missão que não é fácil e de cuja implementação dependerá o êxito de muitos "eMarketplaces" (mercados electrónicos de B2B) que têm sido lançados.

Estas aplicações são, no fundo, um nicho emergente dentro do negócio do B2B, sabendo-se que o verdadeiro pote de dinheiro vai ser gerado nos serviços "colados" em cima das transacções electrónicas, os quais se basearão tecnologicamente neste tipo de aplicações "extraempresariais".

"O verdadeiro filão estará nos serviços de valor acrescentado que tornem as transações eficientes e que criem um 'plus'", sublinha o nosso interlocutor. Quem fornecer as melhores aplicações "extraempresariais" entrará para o clube selecto dos fornecedores de picaretas desta corrida ao ouro digital.

Da investigação que realizou sobre aplicações de XRP já em curso, o especialista norte-americano salienta os casos da www.ultraprise.com, uma plataforma de B2B para profissionais de hipotecas de casas, e a www.celarix.com, ligada a operações de logística.

Página Anterior
Topo da Página
Página Principal