Um Agente Luso Made In Sunnyvale

A Familia Tympani Tympani Development (www.tympani.com) é uma pequena empresa singular sedeada em Sunnyvale, a cidade mais bem gerida da América, segundo a iniciativa presidencial americana de "Reinvenção da Governação". Na origem de Tympani estão três portugueses, pai, mãe e filho. António Dias (dias@tympani.com), 49 anos, vindo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para Stanford tirar um doutoramento em engenharia electrotécnica em 1975, é um dos quadros portugueses do Silicon Valley que se aventurou, desde há dois anos, na vaga da Internet e da Web. Criou uma empresa que brevemente abrirá portas ao capital de risco e a investidores.

"Com a disponibilidade do meu filho, António Pedro, depois de ele ter terminado os estudos em Harvard e ter passado nomeadamente por um estágio nos Laboratórios da Sun, decidimos criar esta empresa que tem como lema aproveitar o poder da rede para aumentar a produtividade do «desktop»", refere-nos António Dias.

A oportunidade surgiu com os múltiplos nichos que a "indústria da rede" está a abrir, e em particular com os softwares denominados de "agentes" para a Web. Geoffrey Moore, o autor de The Gorilla Game, o livro mais citado aqui no Vale nos últimos tempos, sublinha-nos que "esta indústria das redes está em pleno tornado, e essa proliferação total no mercado irá durar provavelmente uns dez anos".

Os "agentes", aplicações para nos tirar a dor de cabeça e a irritação de procurar agulha em palheiro na Web, são precisamente um dos nichos que já passou a prova dos nove e começou a sua fase de penetração no mercado, conclui Moore.

Daí que a Tympani tenha aparecido em boa hora com um produto inovador que faz em simultâneo pesquisa inteligente na Web, filtragem, armazenamento e posterior pesquisa de texto «offline». Para António Dias, "o segredo foi integrar numa aplicação diversas tecnologias que estão disponíveis".

A Tympani oferece duas soluções, uma virada para o mercado individual de profissionais (o NetAttaché Pro), nomeadamente teletrabalhadores nómadas ou para utilizadores muito intensivos da Web, com uma extensão para micro e pequenas empresas (o NetAttaché Entreprise Server), e outra para grandes e médias empresas, apostada na gestão do conhecimento, na colaboração interna e no registo de uma memória dinâmica da empresa (o Atlas Server).

O NetAttaché Pro pode ser «descarregado» gratuitamente a partir do site da Tympani na Web (em www.tympani.com) e vai ter uma sequela este ano procurando integrar nele tecnologia do Atlas Server. Uma das experiências que o leitor pode fazer é, depois de o instalar, dar instruções para uma «descarga» automática (sem ter de se maçar) ao sábado da edição «on line» do Expresso (www.expresso.pt) ou exigir ao "agente" tudo o que haja sobre "Silicon Valley" ou "gestão do conhecimento" em www.janelanaweb.com.

Página Anterior
Canal Temático
Topo da Página
Página Principal