Como Proteger o Seu PC

O problema informático do ano 2000 também pode afectar os computadores domésticos, mas está muito longe de poder provocar uma tragédia. Só em ambientes de utilização profissional - administração pública, comunicações , transportes, banca, etc.. - ou em situações mais sensíveis, como será o caso, por exemplo de um hospital, é que um conflito de datas num PC pode dar origem a situações de alguma gravidade.

A nível de uma utilização pessoal, o máximo que pode acontecer é o programa que gere as mensagens de correio electrónico ficar baralhado, bloquear as funções de recepção e envio ou alterar por completo a ordem dos «e-mail». Outros programas, por exemplo, a gestão das finanças pessoais ou os anti-vírus também poderão bloquear devido a problemas relacionados com datas.

Mas, os problemas mais comuns nos computadores pessoais vão ficar a dever-se a anomalias na BIOS (Basic Input/Output System). Com efeito, este «chip» que controla as datas e as funções básicas dos PC (faz de intermediário entre o «hardware» e o «software» do seu computador) pode confundir os sistemas operativos da Microsoft incluindo os mais recentes (Windows 3.1, Windows 95 ou o Windows 98).

O busílis da questão está em saber se o BIOS consegue a entender a passagem de 1999 para o ano 2000. Pode muito bem acontecer (se o leitor usar um modelo de computador pessoal anterior a 1997) que, ao chegar a 31 de Dezembro de 1999, o BIOS do PC considere que está em 1990, fornecendo assim uma data incorrecta ao sistema operativo. A culpa do problema não pode ser imputada à empresa de Bill Gates porque grande parte dos PC vendidos em 1997 ainda tinham uma BIOS não conforme com o ano 2000. Segundo a Solace Consulting, empresa de consultoria em Tecnologias de Informação, sediada em Londres, 93 por cento dos PCs construídos antes de 1997 e 47 por cento construídos nesse mesmo ano não estão preparados para passar o cabo do ano 2000».

Para prevenir o problema, o leitor tem duas hipóteses. Espera para ver o que acontece ou então opta por agir de imediato. Se preferir a atitude passiva , deve esperar que soem as 12 badaladas que assinalam o início do ano 2000 e, da primeira vez que ligar a máquina, entrar de imediato no «painel de controlo» e deve procurar alterar a data manualmente. Acto contínuo, deve desligar o PC e, pouco tempo depois, liga-o de novo para ver se a máquina aceitou a nova data. Caso essa operação não tenha funcionado, o melhor é mesmo levar a máquina ao seu fornecedor e pedir para que ele substitua a «motherboard». Em todo o caso, se o computador for utilizado para fins lúdicos (jogos) e outras aplicações sem controlo de data, pode muito bem acontecer que o conflito de datas nem sequer venha a fazer-se sentir. Só mesmo em caso extremo fará sentido colocar esse computador pessoal no sótão e adquirir um novo.

Mas, em vez de esperar para ver, o leitor tiver interesse em averiguar a conformidade da BIOS do seu PC em relação ao ano 2000 do seu PC, então a melhor opção é fazer o «download» da Internet de um programa que permita fazer um teste. Poderá, por exemplo, aceder ao "site" da revista PC Magazine através dos endereços http://hotfiles.zdnet.com ou Network Associates (www.nai.com) de forma a obter gratuitamente o 2000 Toolbox Hardware Check desenvolvido pela McAfee ou o Nut&Bolts 98. Um outro utensílio interessante (não gratuito) é o McAFee 2000 Toolbox. Além de analisar os seus ficheiros de dados e as aplicações para detectar problemas do ano 2000, assegura também uma verificação da BIOS.

Se o diagnóstico indicar que é necessário emendar a BIOS (e o leitor não quiser optar pela atitude passiva descrita anteriormente) deve então fazer um novo «download», do «site» do fabricante do PC, de um programa específico que é capaz de reparar a BIOS através do uso do método "flash" (escrever por cima com código actualizado) Trata-se, no entanto, de uma operação que exige bons conhecimentos tanto de informática como da forma como está configurada a máquina. Uma operação que não é recomendável a um recém chegado ao mundo dos computadores do «site» do fabricante. Caso tenha comprado um "produto branco", a melhor opção é dirigir à loja onde adquiriu a máquina e solicitar assistência.

Uma outra abordagem do problema da BIOS consiste em instalar no seu um programa que "corre" sempre que o PC é ligado. O objectivo é obrigar a BIOS a aceitar o ano correcto. Mas uma vez, recomenda-se uma consulta ao "site" do construtor ou uma visita à loja do seu fornecedor.

Quanto aos Macintosh, constituem um caso á parte em relação ao seus rivais computadores pessoais Wintel (Windows + Intel) porque não vão Ter problemas com datas até ao ano 2040. Como não é de crer que nessa altura alguns dos actuais ainda esteja em uso - a não ser em algum museu - pode-se dizer que virtualmente os fãs dos "Mac" não vão Ter que se preocupar com o "bug". Desde 1984 que a Apple utiliza campos de data de quatro dígitos. A não ser que as aplicações em uso sejam de origem duvidosa, Isto é, em que o sistema de datas seja controlado pelo próprio programa e não se recorra, como será normal, ao sistema de gestão de datas do sistema operativo MacOS.

Ao nível do software o utilizador de computadores pessoais também pode Ter alguns problemas. Se num PC tem que fazer uma verificação, esse número pode multiplicar-se ao nível do "hardware". Por exemplo, no caso das aplicações que fazem parte da «suite» do Office versão 97, os utilizadores não deverão Ter grandes problemas, apesar de alguns especialistas admitirem que ainda poderão existir problemas de conformidade com o ano 2000 em alguns produtos como o Acess (base de dados) e ou o Excel (folha de cálculo), apesar da Microsoft por diversas vezes Ter garantido a compatibilidade de todas as aplicações. Par tirar dúvidas e obter esclarecimentos adicionais sugere-se uma consulta à página da Microsoft especialmente dedicada ao ano 2000 (www.microsoft.com/cio/year.asp).

Como a probabilidades de problemas vai crescendo à medida que recuamos no tempo e nas versões de software, recomenda-se aos utilizadores quem tenham aplicações com informação importante num "velho" PC (em DOS ou numa das primeiras versões do Windows) que migrem o mais rápido possível para uma versão com comprimentos de data actualizados. Ou então, que redobrem as precauções quando o calendário dobrar o dia 31 de Dezembro de 1999.

E quanto aos computadores pessoais instalados nas empresas, quais serão as melhores estratégias para a resolução do problema do ano 2000? Por uma lado, a proximidade desta data poderá ser um bom pretexto para que os PCs mais antigos, ainda em actividade, venham a ser substituídos por novos. No caso das máquinas compradas recentemente o caso muda de figura porque, em princípio, os fornecedores já deverão ter dado uma garantia de pelo menos dois ou três anos na qual a questão do ano 2000 deverá estar salvaguardada.

Quanto às novas aquisições, escusado será dizer que é actualmente indispensável exigir ao fornecedor que a BIOS esteja em conformidade com o ano 2000. Todos os grandes fabricantes actualmente estão a dar essa garantia.

Ao nível do »software» de teste e prevenção e reparação do problema da BIOS, os responsáveis pela micro-informática das empresas quase não precisam de gastar um tostão, já que têm a possibilidade de fazer o «download» de programas gratuitos a partir da Internet. Mas, se preferir não apostar no «freeware» por Ter receio da fiabilidade dessas ferramentas, também poderá adquirir o número crescente disponível no mercado. Mas, antes de gastar a soma pedida, confirme através de relatórios ou de outros utilizadores que as ferramentas em vista respondem às necessidades.

Faça um Teste
Para verificar se o seu computador pessoal está em conformidade com o ano 2000, sugerimos que execute sequencialmente as seguintes operações:
  • Coloque uma disquete de arranque do sistema operativo DOS na ranhura e ligue o computador
  • Escreva «date» e mude a data para 31 de Dezembro de 1999
  • Escreva «time» e mude a hora para 23:59
  • Desligue o equipamento
  • Aguarde dois ou três minutos
  • Volte a arrancar com o sistema a partir da disquete
  • Se o ano não for o 2000, é porque tem um problema
  • Volte a escrever «date» para repor a data corrente
  • Escreva «time» e volte à hora corrente

    Um teste semelhante pode também ser feito através da BIOS (na altura de arranque do sistema). Para executar a tarefa com segurança, recomenda-se a leitura do manual de instruções do seu PC. O mesmo ensaio no Windows 95 (através do ícone «time/date» do "painel de controlo") também é possível, mas comporta alguns riscos.

  • Página Anterior
    Canal Temático
    Topo da Página
    Página Principal
    Página Seguinte